quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Escala cromática

Escala cromática

escala cromática é uma escala formada pela sequência: semitom-semitom-semitom-semitom, etc. Isso mesmo, todas as notas possuem o intervalo de um semitom. Sendo assim, podemos concluir que essa escala possui 12 notas (todas as 12 notas disponíveis da música ocidental!). Confira abaixo a escala cromática de Dó:
C, C#, D, D#, E, F, F#, G, G#, A, A#, B

Desenho da escala cromática

escala cromatica

Cromatismo

Devido a essa característica peculiar, tornou-se comum utilizar o termo “cromatismo” para se referir a notas distanciadas por um semitom. Por exemplo, se um determinado solo possui as notas D, D#, E tocadas em sequência, diz-se que esse trecho possui um cromatismo.

Aplicação da escala cromática

Na prática, em contextos musicais, a escala cromática não costuma ser usada em toda a sua extensão. O que costuma ser utilizado são pequenos trechos de cromatismo. O efeito cromático é muito interessante e explorado por músicos de diversos estilos. O resultado sonoro produzido cria uma sensação de notas de passagem. Mesmo que algumas notas estejam fora do campo harmônicoda música, quando tocadas rapidamente dentro de um cromatismo essas notas passam “perdoadas” por nosso ouvido, afinal sentimos como se fossem notas de passagem, degraus de uma escada que tem como objetivo chegar a algum lugar.
Por enquanto, ficaremos apenas com esse conceito introdutório de cromatismo, pois explicar detalhadamente as aplicações seria exaustivo. Em vez disso, optamos por apresentar a utilização do cromatismo dentro de cada contexto específico. Você verá cromatismo aqui no site dentro dos estudos de Acorde Diminuto, Target Notes, SubV7, Jazz Bebop, entre outros. A partir de agora, aescala cromática passará a fazer parte de sua bagagem musical. Sua importância ficará mais evidente a cada nova aplicação.

Nenhum comentário: